Somos um grupo de pesquisadores, da Faculdade de Ciências Educacionais - BA, Bacharelando em Administração de Empresas, preocupados com a escassez do elemento vital a sobrevivência humana e seu ambiente. Adotamos uma política de incentivo ao uso racional da água, que exige mudanças culturais para a conscientização da população – é necessário que se saiba que vivemos ciclos hidrológicos que tal recurso natural é finito.
Introdução
O Projeto TPA (Terra, Planeta água) será desenvolvido inicialmente na localidade de Gamboa do Morro, uma Ilha situada dentro do arquipélago de Tinharé – Cairu – BA, fazendo divisa com a Ilha de Morro de São Paulo, com cerca de 3.500 habitantes, onde mais da metade são nativos, e vivem da pesca e do turismo.
Por se tratar de uma ilha, o percentual de água doce, própria para o consumo humano é bastante limitado, a captação de água para abastecimento da população, é feita através de poços, com mais de duzentos metros de profundidade, já que não existem mananciais superficiais com vazões satisfatórias para atender a demanda, principalmente no período considerado de alta estação, devido o aumento do fluxo da população flutuante. Sendo assim, o Projeto propõe conscientizar a população local com relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, sua importância para a vida e dicas de economia da água.
Localização Geográfica - Gamboa do Morro